Os esportivos espanhóis que provavelmente não conheces.

Posted on1 Month ago

```html

Infelizmente, na Espanha não há uma grande tradição automobilística como em outros países. É verdade que temos muitos fabricantes importantes operando em nosso país, mas não há nenhuma marca 'made in Spain' que tenha alcançado sucesso mundial (com exceção da SEAT, que está nas mãos do Grupo VAG). No entanto, ainda existem algumas empresas que se dedicam ao desenvolvimento de carros esportivos exclusivos.

No passado, vimos alguns casos que tiveram certo impacto e hoje trazemos alguns modelos mais recentes. Alguns podem ser relativamente desconhecidos, mas isso não significa que não possam ser competitivos. Na maioria das vezes, eles surpreendem pela sua exclusividade, inovações técnicas e desempenho impressionante. Se você não conhecia algum deles, esperamos que agora se lembre deles e conheça sua história.

GTA Spano

Spania GTA é uma empresa valenciana que se propôs a realizar o sonho de criar algo único. O resultado foi o GTA Spano, a visão de Domingo Ochoa de como deveria ser um supercarro. Este modelo passou por várias fases, em 2010 foi revelado o primeiro protótipo e, dois anos depois, o visual foi refinado no GTA Spano 2012. O mais recente a chegar foi o GTA Spano 2015, uma evolução adicional com a qual eles estão operando atualmente.

Este exemplar limitado a 99 unidades apresenta importantes inovações técnicas, como o uso de grafeno pela primeira vez na indústria automobilística. Em sua versão mais recente, ele utiliza um motor V10 biturbo de 8.0 litros que desenvolve nada menos que 925 CV. Graças a isso, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 370 km/h. O GTA Spano tem ganhado popularidade graças à sua aparição em videogames e sua produção continua avançando gradualmente.

Tramontana

A A.D. Tramontana é uma marca sediada em Girona que também busca o sonho de criar um supercarro há mais de uma década. Em 2010, eles apresentaram o Tramontana R, um biplaza espetacular com dois assentos, um atrás do outro, e alimentado por um motor V12. Seguindo esse projeto, em 2012 chegou o Tramontana XTR, seu atual supercarro ainda mais extremo.

Mantém a estrutura com dois assentos em tandem sob sua cúpula e com um motor de doze cilindros. Neste caso, o V12 biturbo de 5.5 litros e origem Mercedes desenvolve 888 CV e 920 Nm de torque. Também há uma variante com motor V10 atmosférico de 5.2 litros e 600 CV de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h está abaixo de 3,3 segundos graças a um peso reduzido de cerca de 1.300 kg.

Boreas

O Boreas é um dos mais recentes supercarros de origem nacional a chegar ao mercado. É uma criação da DSD Design & Motorsport, uma empresa sediada em Santa Pola (Alicante) que se aventura na hibridação. Este exemplar tem o nome do deus do vento frio do norte que trazia o inverno e apenas 12 unidades serão fabricadas em homenagem aos 12 descendentes que o personagem mitológico inspirou.

Embora ainda não haja muitos dados técnicos sobre o Boreas, tudo indica que terá um motor híbrido plug-in de cerca de 1.000 CV de potência. Isso permitirá acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, alcançar uma velocidade máxima de 380 km/h e ter uma autonomia elétrica próxima a 100 quilômetros. Será um concorrente para modelos como Ferrari LaFerrari, McLaren P1 e Porsche 918 Spyder.

Aspid GT-21 Invictus

A IFR Automotive é uma empresa sediada em Reus (Tarragona) que desenvolve seus próprios modelos desde 2003. Em 2008, apresentaram o Aspid, um biplaza esportivo que contava com as variantes Sport e SuperSport. O conceito era criar um modelo muito leve, seguindo uma filosofia semelhante à da britânica Lotus. Em 2012, chegou um novo lançamento, o Aspid GT-21 Invictus, que tinha quatro assentos em configuração 2+2.

O Aspid GT-21 Invictus tinha um peso vazio de apenas 990 kg. Se o Aspid anterior ficava em 402 CV, o novo alcançaria 450 CV graças ao seu motor V8 biturbo de 4.4 litros. Suas performances seriam destacadas, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e uma velocidade máxima de 301 km/h. E falamos no condicional porque se planejava fazer 250 exemplares, mas finalmente não chegou à produção. Veremos se o projeto será retomado no futuro.

Tauro V8 Spider

A Tauro Sport Auto é um fabricante sediado em Valladolid que também quis entrar no mundo automobilístico pela porta grande. Para isso, eles apresentaram seu modelo Tauro V 8, um exemplar limitado a 30 unidades e que poderia ser escolhido em quatro variantes: Spider, Coupé, Saeta e Portago. A primeira versão, o Tauro V8 Spider, foi o que visitamos diretamente em sua fábrica e até fomos um dos primeiros a testá-lo.

Este modelo é baseado no Pontiac Solstice, embora utilize a mecânica do Chevrolet Corvette. Especificamente, o enorme motor V8 LS3 de 6.2 litros que desenvolve nesta unidade 440 CV e 586 Nm, podendo ser aumentado para 530 CV. Há algum tempo, entrevistamos o responsável pela marca, Pedro Perandones, que nos revelou alguns detalhes do modelo e todo o trabalho que foi feito por trás do Tauro V8.

Bultaco Linx

A Bultaco é uma marca de motocicletas espanhola, bem conhecida por sua reputação e por ter mais de meio século de história. Embora tenha passado por um período difícil, foi relançada em 2014 e aventurou-se em novos produtos como a bicicleta elétrica Bultaco Brinco. Embora ninguém pensasse que iria dar o salto para as quatro rodas, no ano passado nos surpreendeu com o lançamento do Bultaco Linx, o primeiro carro da empresa.

Seu nome faz referência ao lince ibérico e é um roadster biplaza que não tem teto nem para-brisa. Com este conceito surpreendente, obtemos um veículo de apenas 800 kg que possui um motor de quatro cilindros turboalimentado de 2.0 litros (o mesmo que equipa o Seat León Cupra que testamos). Está associado a uma transmissão DSG de seis velocidades, pode fornecer entre 300 e 400 CV e acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Hurtan Author 4p

A Hurtan é uma das marcas espanholas que se manteve nos últimos anos. Fundada em 1991, no ano seguinte apresentaram seu primeiro modelo, o Hurtan Albaycín, um conversível de aparência clássica que tinha versões de dois e quatro lugares. Atualmente, eles têm vários projetos em andamento, sendo o principal o Hurtan Author 4P, um modelo inspirado nas décadas de 50 e 60, mas com uma mecânica atual e acabamentos de alta qualidade.

Ele possui um motor a gasolina turbo de 2.4 litros com 143 ou 223 CV e seu habitáculo é revestido de couro e madeira, tudo feito artesanalmente. Para o futuro, estão preparando novos modelos. A Route 44 é uma van inspirada nas americanas dos anos 50 e que servirá como foodtruck. O T2 Re-Edition será um esportivo com linhas vintage que pretende unir tecnologia e tradição em um único modelo de 900 kg.

Velántur Cars

Um dos últimos a chegar ao cenário automobilístico espanhol foi a Velántur Cars, com sede em Linares (Jaén). Desde o início, contou com parceiros interessantes, como a Jofemar ou Retrofactory (fundadora da Hurtan), e possui as antigas instalações da já extinta Santana. O objetivo é muito ambicioso: criar o primeiro carro elétrico de luxo fabricado na Espanha.

Este modelo se inspirará nos anos 40 e 50, com um design retro e formas muito pessoais. Sua construção será totalmente artesanal, com tecnologia atualizada e materiais de alta qualidade. Este cupê com configuração 2+2 terá uma mecânica elétrica, cujas especificações ainda não foram divulgadas. Fala-se que alcançará uma autonomia de cerca de 400 quilômetros.

Identity Y2

O Identity Y2 nasceu com raízes galegas e foi apoiado em 2011 pelo empresário José Ramón Fernández, que apostou em desenvolver um carro esportivo que, apesar de não adotar uma abordagem radical, não economizasse nem em potência nem em imagem, garantindo um lugar entre os GT mais luxuosos do mundo. Sua carroceria, com um comprimento próximo a 5 metros e uma silhueta que evoca a elegância de um tubarão, pode acomodar quatro ocupantes e repousa sobre um chassi de alumínio e carbono desenvolvido internamente. A carroceria, em dados mais concretos, era construída em fibra de carbono e repousava sobre uma estrutura de perfis tubulares de aço, com medidas de 4,97 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,30 m de altura.

Este veículo exclusivo incorpora um motor V12 de 5 litros com 520 cavalos de origem alemã, localizado na parte dianteira, acoplado a uma caixa de câmbio automática-sequencial com borboletas no volante. Sua produção foi limitada e artesanal e, sim, teve um preço exclusivo de 489.000 euros mais impostos.

Quimera AEGT

O Quimera AEGT foi um projeto desenvolvido pelo Quimera Project, um conglomerado de mais de 60 empresas espanholas dedicadas a soluções de mobilidade e energia sustentável. O projeto Quimera destacou-se por sua abordagem inovadora no campo dos veículos elétricos. Como parte deste projeto, o Quimera All Electric GT (AEGT) foi apresentado como um carro de corrida 100% elétrico projetado para alcançar a máxima velocidade e eficiência. Com um chassi de fibra de carbono e um pacote de baterias de polímeros de lítio, o AEGT contava com três motores elétricos UQM americanos, gerando uma potência máxima combinada de 700 CV e um impressionante torque máximo de mais de 1.000 Nm.

Apesar de seu peso relativamente alto para um veículo de competição, cerca de 1.500 kg, o Quimera AEGT podia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 300 km/h. Estas performances eram atribuídas, em parte, à sua transmissão sequencial Hewland NGT de seis marchas, que proporcionava ao Quimera uma dinâmica semelhante à dos carros a combustão interna.

Hispano Suiza

Por um lado, temos que falar do Hispano Suiza V10 Supercharged, que foi um dos símbolos da excelência automobilística nacional. Este grande esportivo destacava-se por seu potente motor V10 sobrealimentado, vocês podem imaginar como este carro de 700.000€ rende. O V10 SC nos apresentou detalhes de design muito VIP que fundem a elegância clássica e a modernidade esportiva, tudo perfeitamente desenvolvido por Roland Mayer e projetado por Erwin Himmel, autor entre outros do Audi A8. No interior, a combinação de materiais premium e tecnologia avançada cria um ambiente sofisticado e confortável. Embora as especificações exatas possam variar, a atenção meticulosa aos detalhes e o compromisso com a inovação refletem a filosofia da Hispano Suiza de oferecer veículos de luxo que superam as expectativas em todos os aspectos.

E por outro lado, temos que falar da Hispano Suiza em sua linha de veículos elétricos de luxo: o Hispano Suiza Carmen e o Hispano Suiza Carmen Boulogne.

O Hispano Suiza Carmen incorpora a fusão perfeita entre tradição e inovação. Com um design clássico e linhas elegantes. Seu interior luxuoso, com materiais de alta qualidade, reflete o firme compromisso da marca com a excelência. Embora os detalhes específicos sobre sua potência e autonomia possam variar de acordo com a versão, mas sua propulsão é baseada em baterias de polímero de lítio de 80 kWh que alimentam dois motores que entregam 510 CV cada, ou o que é o mesmo: 1.019CV.

Por sua vez, o Hispano Suiza Carmen em sua variante Boulogne leva o esportividade e o desempenho a um novo nível. Inspirado nos sucessos históricos da marca no Grande Prêmio de Boulogne de 1913, este modelo se destaca por sua abordagem mais dinâmica. Com melhorias significativas em potência e desempenho, o Carmen Boulogne oferece uma experiência de direção mais emocionante e esportiva, se você puder pagar, caso contrário, terá que imaginar voando pelos circuitos de teste. Neste caso, o trem de força é melhorado para que o 0-100 possa ser feito em 2,6 segundos, em parte devido aos 60 quilos a menos que o Boulogne pesa.

Mais em: https://www.youtube.com/channel/UCr5heofBJAAkdVFhOe2qYsw

Fonte: https://noticias.coches.com/noticias-motor/deportivos-espanoles-actuales-desconocidos/265452

Partilhar

Chamar

WhastApp

Settings

Share

Menu