Uma raridade de 2,38 milhões: Lamborghini Sogna.

Posted on2 Months ago

O Lamborghini Sogna foi um conceito projetado pelo japonês Ryoji Yamazaki, fundador da empresa Art & Tech, que se baseia no chassi do Lamborghini Countach, mas apresenta um design completamente único e futurista. Embora o carro tenha sido apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 1991, seu design remonta à década de 1980.

É sem dúvida um dos modelos mais estranhos e desconhecidos da Lamborghini e, curiosamente, não é um One-off, mas sim um carro do qual foram produzidas duas unidades. Podemos dizer que é o único Two-off na história da Lamborghini?

Seu design

O Lamborghini Sogna, projetado e construído pela Art & Tech com base no Lamborghini Countach, é um dos carros esportivos mais singulares e desconhecidos da casa italiana. Sua carroceria distintiva de formas arredondadas e uma cor verde chamativa fazem com que seja praticamente impossível passar despercebido, e seu estilo característico resistiu admiravelmente ao teste do tempo.

Sem dúvida, é um design extremamente aerodinâmico e futurista, com linhas agressivas e formas angulares que o destacam entre os designs da Lamborghini dos anos 80-90.

Seu motor

As duas unidades existentes do Lamborghini Sogna foram equipadas com um motor 5.2L de 455 cavalos, posicionado longitudinalmente na traseira e associado a uma caixa de câmbio de cinco velocidades. O Lamborghini Sogna é capaz de atingir uma velocidade máxima de 325 km/h.

O que aconteceu com os dois Lamborghini Sogna?

Como mencionado, apresentado pela Art & Tech no Salão de Genebra de 1991, o Lamborghini Sogna anunciou uma série limitada com um preço inicial de 1,6 milhão de dólares. No entanto, as escassas solicitações de pedidos na época interromperam a produção, resultando em apenas duas unidades. Atualmente, uma das unidades está em exposição sem mecânica operacional, enquanto a outra foi colocada à venda em 2013 na casa de leilões JamesEdition, com um valor inicial de 2,38 milhões de euros.

Este carro se destaca não apenas por ser um Lamborghini, mas também por sua extrema exclusividade. Das duas unidades produzidas, apenas uma possui o motor em funcionamento, tornando-a o único exemplar capaz de experimentar a potência e o desempenho idealizados para este modelo. A participação do designer Ryoji Yamazaki no processo de design adiciona um toque adicional de prestígio, e a história por trás de sua criação, marcada pelo sonho de Yamazaki desde os 13 anos de construir um carro único, eleva ainda mais o status do veículo.

O preço de mercado de 2,4 milhões de euros naquele leilão reflete a exclusividade, o design único e a história de insucesso nas vendas por trás do Lamborghini Sogna, transformando-o em uma peça única e muito exclusiva. O que você acha?

Mais em: https://www.youtube.com/@r10parts/videos

Fonte: https://noticias.coches.com/noticias-motor/lamborghini-sogna/511675?foto=5

Partilhar

Chamar

WhastApp

Settings

Share

Menu